Digital Influencer – O laboratório

Há exatos 94 dias atrás eu me encontrava gravando um vídeo para levar calma aos meus clientes que momentaneamente encontravam-se desesperados. Estávamos iniciando um período de quarentena e isolamento social. Eu não podia demonstrar, mas estava vivendo internamente o mesmo desespero. Intitulado como “Estratégias momentâneas”,  eu mau sabia como gravar, o que gravar, não pensei num cenário, nem como ele iria chegar aos meus clientes, apenas busquei informações rapidamente, aprofundei meus estudos e “cara a cara” agora de uma forma virtual eu consegui levar a quem eu desejei naquele momento as saídas comerciais para que os negócios não fechassem as portas. Apostei profundamente na ferramenta “internet e redes sociais”. Mais do que nunca aqueles artifícios seriam a única e “teimosa” saída para continuar vendendo os produtos e/ou serviços.

A ideia vinha crescendo a cada dia e as empresas aprimorando e acreditando mesmo que desacreditando. Porém, ainda existiam aqueles que ainda não haviam aderido ou apostado nesse mercado virtual, ou não acreditavam nos resultados que ele poderia trazer, talvez impulsionados ainda pelo desespero do momento atípico e jamais vivido.

Baseada nas percepções de mercado e amante incondicional das estratégias administrativas, comerciais, jurídicas, emocionais e enfim, estratégias em suas diversas versões, me considero uma boa estrategista. Passei então a observar cada vez mais esse mercado tão antigo e agora tão novo, afinal, aqui estariam embasadas as minhas melhores estratégias de mercado.

Sem menos esperar me deparo com um cliente sedento por crescimento e necessitando de estratégias de visibilidade, dentre outros problemas – a pandemia. Foi aí que me atentei e despertou em mim a curiosidade pelo mercado dos “Digitais Influencer”. Até que ponto esse mercado é interessante e saudável para uma empresa? Quanto custa para a empresa esse “profissional” moderno? Ele de fato está engajado no projeto da minha empresa?

Nada melhor que estudar uma profissional é ser esse profissional. Aliás, o melhor profissional é aquele que sabe tudo sobre o produto ou serviço que ele vende. Então foi o momento que decidi viver eu mesma o laboratório do Digital Influencer.

Para dar início ao assunto é importante conhecer a diferença entre o Digital Influencer e o Blogueiro(a).

Blogueiro ou blogueira, é um termo brasileiro utilizado para designar indivíduo que publica em blog. Essa pessoa pode ou não ter grande número de leitores. Pode ou não ser referência na sua área de atuação. No início do movimento das celebridades da internet, eram os blogueiros e blogueiras quem comandavam tudo. Já “digital influencer” é um termo utilizado para designar aquelas pessoas que formam opinião, tendência e influenciam outras pessoas pelas redes sociais. Podem ou não ter um blog. Porém, utilizam as redes sociais de forma profissional e recebem por isso.

Diante da pandemia, dei continuidade as minhas rotinas pessoais e tinha hábitos de postar em meu instagran pessoal minhas idas e vindas na academia junto com o meu esposo, onde marcava sempre a nossa personal. O isolamento Social vinha aumentando e a quarentena estendendo cada vez mais. Os profissionais da área de saúde começavam gritar por socorro com seus trabalhos e academias bloqueadas e um simples post marcando esses profissionais eram sinônimos de visibilidade naquele momento. Minha curiosidade começava ganhar força e o meu laboratório estratégico ganhava vida.

Paralelo a isso, estudava cada vez mais o mundo das estratégias virtuais e o poder de venda da internet. O mais curioso foi o que encontrei neste mercado. Desde verdades e inverdades, pessoas com péssimos vocabulários, ideias distorcidas, seguidores inexistentes, porém, um poder enorme de convencimento. Eis o segredo!

A internet já sabemos tem um poder avassalador sobre a vida dos seres humanos na atualidade e mais do que nunca essa ferramenta agora nos auxilia para chegar dentro das empresas, nos escritórios e nos lares dos nossos clientes, passamos a trabalhar Home Office sem nos preocuparmos com estar lá de frente com o problema. A internet agora sim, usada ao nosso favor nos mostra a sua importância. Claro, que não podemos dizer que ela agora nos faz somente o bem, afinal, ainda é usada para denegrir imagens, praticar Cyberbullying desenfreados, violências e crimes em versões diversas, mas olhando pelo lado bom das descobertas, descobri o quanto podemos influenciar a vida das pessoas. Emanar o bem, sem olhar a quem, Levar informações e comportamentos positivos para quem quer que seja onde quer que estejam. Dizer para quem me “vê”, como o seu produto é bom ou ruím, ou aquele profissional é bom e até mesmo mostrar quanto o meu trabalho é “f… “

Comecei  a ouvir pessoas e entender o tamanho da influência da internet na vida de cada um e descobrir também os efeitos inesperados que ela também provoca. Afinal, crescemos aprendendo que por mais que você possa se destacar, terão ainda pessoas para criticar o seu sucesso. E sem querer descobrimos o egoísmo, a incapacidade de aceitar o sucesso, as glórias e as conquistas do outro. Ainda estamos em fase de constante evolução, onde o ser humano ainda não consegue aceitar o sucesso e as conquistas do próximo.

Mas voltando as estratégias… percebi que as minhas simples postagens levavam positividade e motivação às diversas pessoas, de idades e comportamentos diferentes. Comecei também a receber desabafos emocionais, conhecer os desejos mais escondidos e até mesmo relatos indignantes de profissionais espetaculares que se perguntavam: “ (…) porque as pessoas se incomodam tanto quando esse ou aquele profissional se expõe um pouco mais. Quando este tem algo bom pra levar pra outro?” “Porque recebemos logo a pergunta: Virou blogueira(o)?” EUREKA!

Eureka é uma interjeição que significa “encontrei” ou “descobri”, exclamação que ficou famosa mundialmente por Arquimedes de Siracusa.

Conhecem Gerson Camarotti? Camarotti é comentarista político da Globo News e possui coluna no G1, portal de notícias da Rede Globo.  Camarotti é um BLOGUEIRO! A  quem eu respeitosamente tiro o meu chapéu. Considero o Camarotti um dos mais admiráveis jornalista e comentarista político da atualidade.

Então caríssimos leitores desse artigo, ser blogueiro não é depreciativo, blogueiro é aquele que cria, possui autoria ou escreve em algum blogue, site, página pessoal, utilizado para partilhar informações, experiências pessoais ou notícias. E pasmem, Pessoas que tem por hábito acessar vários blogues, também são blogueiros.

Chego então a humilde conclusão que para os negócios devemos apenas identificar a pessoa certa para falar sobre os nossos produtos e levar as devidas informações aos seus clientes. Para escolha das pessoas certas, temos uma série de diretrizes a serem seguidas para que você tenha o verdadeiro “cartão de visitas” para a sua empresa. Portanto, senhores empresários, vamos sim utilizar a internet para vender cada vez mais. Apenas não se esqueça de fazer as escolhas corretas. Pra isso a C.A.Consultoria está aqui para te auxiliar a escolher o(a) melhor Digital Influencer para a sua empresa.   

E aos blogueiros, devemos observar a qualidade dos posts, e principalmente se  ele tem o perfil para representar a sua empresa de forma a atender os objetivos propostos pelo trabalho. Todo trabalho tem um objetivo a ser alcançado.

Para Digitais Influencer em experimento como foi o meu caso, entendi como podemos emanar coisas boas e contribuir com o próximo em apenas 15 segundos através de um story. Além de possibilitar novas conexões, encontros e trabalho.

E quer saber? Quem disse que levar coisas boas aos outros é ruim? 

Esse é o meu case! Um estudo que nasceu sem pressuposto porém, que me rendeu uma experiência cheia de descobertas positivas. As negativas foram subjetivas, mas serviram para crescer cada vez mais como ser humano e ainda me rendeu um projeto comercial que espero poder chama-lo de sensacional.

Ser Blogueira(o), Digital Influencer ou não, isso agora não mais importa. O importante é: Se faz bem para seu negócio ou para seu público alvo, siga em frente, o caminho é este! Mostre o seu potencial e se reinvente.

Meu nome é Carina Abritta, sou blogueira desde 2013. Quero continuar a levar conteúdos positivos de qualquer natureza para quem eu puder atingir.

 

*Em junho de 2019 eu já havia escrito um artigo destacando: As verdades entre os Likes e o Faturamento.  Não deixem de acessar.?

 

Comentários
  • Formidable.
    Esse universo da web está aí e não é de hoje. Inteligente quem logo se aventurou a entender e aprimorar dessa arte. Assim como tudo na vida, tem suas qualidades e defeitos. Na internet não seria diferente. Alguns semanas atrás, eu li um comentário assim, " a internet está cheio de futilidade, não agrega nada". Sim! Está cheia de futilidades, mas isso diz mais sobre a pessoa que está lendo essas futilidades, do que a que está escrevendo. Temos diversos, canais do YouTube, blogs como o seu, sites diversos, redes sociais… Que estão levando conteúdo de qualidade e necessários para quem quiser consumir. A internet tem seus defeitos, assim como uma série de tv tv pode ser extremamente culta e rica em conhecimento, como pode ser apenas uma série ruim. Um livro de literatura, pode te ensinar culturas diferentes, alegrias, trabalhar sua ansiedade, como também pode te fazer mal, caso você leia por exemplo um livro que abordar suicídio, sendo que vc está em um momento frágil emocional. Temos que sempre colocar na balança.
    Imagine se mais crianças consumissem conteúdos, do tipo educação financeira. Teríamos uma nova geração de adultos mais preparandos para administrar o próprio salário. Imagine se mais crianças assistem e fizessem receitas saudáveis… São inúmeras possibilidades.
    A internet está aí!
    Te leva do Brasil ao Japão em um clique.
    Cá estou, lendo um texto sobre digital influencer, podendo apreciar o trabalho de uma colega e vizinha. Graça a internet.
    Por mais blogueiras como você 🙂

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