Falando em Crise…

                                                                
crise econômica no Brasil é um dos principais temas levantados pelas empresas no país. As opiniões de especialistas sobre o assunto divergem, alguns afirmam que nós estamos realmente passando por um período de recessão econômica e outros, com uma visão mais otimista, atribuem essa percepção a outros fatores não relacionados a uma crise.

Independente da crise ser realidade ou não, nos últimos tempos diversas empresas já tiveram seus resultados afetados e, de alguma forma, sentiram efeitos negativos nos seus negócios. Essa situação normalmente leva as empresas a adotarem uma posição mais defensiva, repensando sua estratégia e muitas vezes cortando custos desnecessários.
Infelizmente as perspectivas para o Brasil para este e os próximos anos não são boas. Independente dos motivos que levaram aos fatos, teremos que conviver com eles. O PIB deve ser negativo em 2015. A inflação deve ficar acima da meta. Os salários irão perder poder de compra e o desemprego irá aumentar. O crédito ficará mais escasso.  Como consequência, os consumidores irão reduzir os seus gastos nas mais diversas categorias.
Com esta perspectiva, a pergunta é: está na hora de investir na gestão de marcas? Acredito que não haja momento melhor.
Algumas marcas e empresas cresceram muito ao lançar novos produtos e entrar em novos mercados, mesmo sendo pouco assertivas em suas estratégias. A razão? O crescimento pode ter encoberto erros que agora podem levar a perda de competitividade.
E a competição tende a aumentar em momento de crise. As empresas, com medo de testar novos mercados, tendem a focar seus recursos em negócios mais estáveis, e procuram crescer conquistando consumidores dos concorrentes.
Investir na conquista de novos consumidores e clientes foi também estratégia comum de algumas empresas. Os consumidores, com renda disponível, estavam dispostos a testar novas marca e novos mercados. O problema? Alguns nichos de mercados se mantiveram apenas em função da renda extra disponível, e agora não se mostram viáveis no longo prazo.
Os consumidores tendem a diminuir suas experimentações em situações adversas, focando em mercados que tem mais certeza que irão suprir suas necessidades, e em marcas nas quais possuem maior confiança.
Se em um mercado em crescimento os aventureiros tem suas chances, em um mercado em queda as marcas fortes mostram o seu valor.


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