Os desafios do Trabalho em Equipe  


O trabalho em equipe é uma necessidade na vida moderna que exige de seus componentes bom senso e paciência.

Os grupos fazem parte da vida das empresas, que cada vez mais exigem a ausência de conflitos no ambiente de trabalho, já que isso diminui a lucratividade.  

Esses grupos são compostos de indivíduos que trabalham em nome de objetivos comuns, e isso pressupõe que os membros do time saibam o que os outros estão fazendo e, dependendo do caso, possam até substituir o colega.  

Os conjuntos de colaboradores tendem a desenvolver uma meta coletiva, que vai além daquela que a organização determinou para eles: são um por todos e todos por um!  

Mesmo que o gestor seja um bom líder e consiga manter a harmonia entre os colaboradores, algumas situações podem passar despercebidas ou serem enfrentadas de forma equivocada.

A consequência desse equívoco pode ser apresentada em forma de queda no desempenho dos colaboradores.    

Vamos entender esses desafios?

1- Falta de Confiança

Algumas situações ou momentos podem tornar um indivíduo vulnerável.

Quando os integrantes da equipe sentem medo ou receio de demonstrar essa vulnerabilidade provoca a perda de confiança entre os membros da equipe.

A falta de segurança é demonstrada também na dificuldade de assumir os erros.  

O papel do líder diante dessa situação é edificar uma base de confiança sólida.

Explicar aos colaboradores a importância da confiança, de que todos estão unidos por uma boa intenção, trará mais segurança à equipe.  

Manter o time confiante pode ser conseguido por meio de reuniões e dinâmicas de integração e depoimentos de relatos pessoais de superação, por exemplo.    

2- Medo de Conflitos

Uma das consequências da falta de segurança é o medo do embate e das discussões.

Os integrantes das equipes não se sentem confiantes em contestar uma ideia ou de discordar de alguma opinião.  

Manter uma “falsa paz” a fim de evitar os conflitos pode ocasionar um clima desagradável entre os colaboradores e diminuir o rendimento.  

Conflitos constantes não são bons para a harmonia da equipe, porém em alguns casos as discussões são necessárias para a evolução do trabalho.

Nessas ocasiões podem surgir novas ideias e sugestões assertivas.    

3- Falta de Comprometimento

Assim como a falta de confiança faz com que os membros tenham medo de conflitos, a omissão das discussões provoca a falta de comprometimento.

Em outras palavras, as decisões que não foram determinadas em conjunto, por falta de discussões, deixam de garantir empenho máximo por parte dos colaboradores.  

Os membros de uma equipe só se sentirão realmente parte de um time quando se sentirem à vontade e seguros para expressar suas ideias ou propor soluções divergentes das já apresentadas.

Desse modo, o comprometimento vem de forma automática e o trabalho é desenvolvido com muito mais qualidade.  

Criar um plano “B” para diferentes situações, estipular prazos e reconsiderar detalhes são medidas a serem tomadas para renovar o comprometimento dos colaboradores.    

4 – Evitar responsabilidades

Como uma reação em cadeia, a falta de comprometimento da equipe ocasiona a dificuldade de assumir responsabilidades.

Até os colaboradores mais empenhados se sentem desconfortáveis em cobrar mais responsabilidade dos seus colegas.

Para reaver o controle dessa situação, é importante determinar objetivos e esquemas de trabalho e deixar bem claro as responsabilidades de cada um.

É importante expor a importância da função e responsabilidade de todos para a obtenção de sucesso.    

5- Falta de Atenção aos Resultados

A falta de atenção após resultados pode ser exemplificada quando os integrantes da equipe focam sua atenção aos próprios interesses em detrimento às necessidades da empresa.

Até mesmo quando os interesses da equipe superam os da empresa. Se o propósito coletivo se enfraquece, o compromisso com a produção de resultados diminui.

Quando isso acontece, a dica é redefinir o foco e as metas.

Dessa forma, a tendência é que os colaboradores se dediquem mais para atingir os objetivos e até mesmo superar as expectativas.