Comunicação em tempos de crise – Fique atento
Desde o surgimento e subsequente surto da COVID-19, ocorrem milhões de publicações sobre o vírus em todo o mundo. Vemos uma publicação relacionado a COVID-19 a cada 45 milissegundos e #Coronavirus já é agora a segunda hashtag mais usada desde 2020.
Esses volumes refletem o enorme anseio das pessoas em ver e compartilhar notícias e informações relacionadas ao vírus a cada novidade sobre o assunto.
Não há dúvidas de que enfrentamos algo sem precedentes. Este assunto é global, sem previsões e pode afetar marcas, negócios e indivíduos. Em tempos de crise, as pessoas procuram líderes e instituições em busca de orientação, segurança e informações. Cada vez mais, elas também procuram empresas.

Sejamos claros. Esta não é uma “oportunidade de marketing” a ser aproveitada, e não recomendamos que as marcas se conectem de forma oportunista a um momento de emergência de saúde pública. No entanto, queremos reconhecer que essa é uma nova realidade e requer uma condução cuidadosa de todos nós.
Não se trata de olhar para o que os outros estão fazendo e copiá-los. Trata-se de entender o papel único que sua marca desempenha na vida das pessoas, como isso mudou e de que forma sua marca pode ajudar ou ser útil durante essa crise. Trata-se também de encontrar espaço para liderar pelo exemplo e fazer a coisa certa onde faz sentido para o seu negócio.
As coisas estão mudando rapidamente – o que pareceu uma boa mensagem ontem pode não ser a melhor hoje. Fique de olho nas notícias e nas conversas e considere o contexto antes de responder ou transmitir qualquer conteúdo. E note que, às vezes, é melhor não dizer nada.