MARKETING DIGITAL PARA PEQUENAS EMPRESAS: Você precisa saber disso!

Você acha que o marketing digital é só para as grandes empresas? Que sua empresa por ser pequena não tem “dinheiro” para isso? E que você não tem tempo ou não consegue fazer? Se você respondeu sim, você precisa continuar essa leitura! 
Tudo começou com a pandemia Covid-19 que acelerou e forçou as pequenas empresas a um movimento que já existia: O DIGITAL! Você tinha duas escolhas: ou se inserir nesse mercado ou esperar e “talvez” fechar sua porta. Esses fatores que a gente não pode controlar, são ruins né? Pois bem, controle o que você pode!
Hoje com as pessoas cada vez mais “conectadas” não estar nos canais digitais é cavar a própria cova e perder clientes. E quanto preciso investir? Bem, por enquanto zero real…já te provo, antes quero contar o que aconteceu comigo esse ano.
No final de fevereiro como “rotina” precisei fazer um exame de vista. Onde moro tem duas clinicas e a médica que tinha costume saiu da cidade, agora teria que consultar com um novo médico, resolvi passar nas clinicas e fazer um orçamento do valor da consulta e perguntar sobre o médico
Valores orçados, teria que marcar depois para saber o dia que os médicos iriam atender e o início da pandemia também complicou, então logo perguntei se tinha WhatsApp e se poderia marcar depois por lá. A Clínica A não tinha e a clínica B tinha, optei pela B, pela facilidade e comodidade que eu teria naquele momento. Assim, a pandemia acelerou/forçou o digital e os “novos” costumes da maioria dos consumidores.
Segundo uma pesquisa da Opinion Box (2018), 50% dos usuários disseram já ter comprado ou contratado algum serviço que conheceu no Instagram, imagina esse percentual agora em 2020 com a chegada da pandemia.
Se você já tem um celular na empresa, ir até o play store e baixar o aplicativo WhatsApp bussines, vai te custar zero real, isso também vale para Instagram e Facebook. Sim, você pequeno (grande) empresário pode e deve estar nesse meio digital, mas olha, não é só se cadastrar e fazer um login. 
O Marketing digital é uma convergência do marketing tradicional inserido na era digital (kottler, 2017). Dessa forma, você precisa ter uma estratégia nesse meio, no caso das redes sociais que citei, o login não basta e só fotos de produtos também não, rede social não é classificado de jornal é um ambiente para se relacionar com pessoas. 
Além disso, com tantos produtos/serviços iguais ao seu, como se diferenciar? Porque devo escolher você/sua empresa e não outra? É possível gerar valor no digital e essa é uma estratégia, conteúdo de valor que vai trazer resultado. Para criar esses conteúdos além de conhecer seu público pense nas dores dele, ou seja, na necessidade e também nos benefícios que pode proporcionar com seu produto ou serviço.
E o tempo para isso, não consigo fazer? Planejamento, ferramentas, aplicativos que vão te auxiliar na organização, Sr. Google, algo que você se adapte melhor, não tem formula mágica, o que funciona para mim ás vezes não funciona para você. Hoje, por exemplo, tem o próprio estúdio de criação do Facebook onde você pode programar as postagens do feed, já ajuda…ah mais e o tal algoritmo? Bem, eu sou das que gosto de testar “as teorias” recomendo fazer o teste na prática para ver se dá diferença, comece, teste e falhe quantas vezes for necessário e lembre-se:
“As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. 
Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada. 
” Kotlle, “o pai do marketing”. 
Agora mais do que nunca você precisa de resultados não é mesmo? Então utilize estratégias, se reinvente no seu negócio, faça campanhas criativas, peça ajuda, esteja presente no digital, pergunte para alguém que está vendo de fora o seu negócio como boa opção para enxergar os gargalos que ás vezes passa despercebido…eu tenho certeza que dá para melhorar alguma coisa aí…. 
Comece e não desista no seu primeiro obstáculo DIGITAL!

Radmick Souza
Apaixonada por inovação e estratégias
Sócia e fundadora de um Delivery de Massas
Consultora e mentora online de negócios e estratégias de resultados.

@radmicksouza

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