Os impactos dos conflitos organizacionais e sua perspectiva


Os impactos causados pelos conflitos organizacionais e seus efeitos positivos e negativos, podem ser nocivos ou altamente agregadores para um determinado setor,
unidade e até uma organização como um todo.

Os efeitos dos conflitos organizacionais são inúmeros, eles podem ser positivos ou negativos se relacionados aos resultados de uma organização.
Os impactos negativos são sempre relativos, dependerá sempre do nível do conflito para analisar de fato quais serão os aspectos negativos de um conflito organizacional. No entanto não fica difícil notar que ao ocorrer cria-se um clima de hostilidade levando às pessoas a sentirem certo desconforto em seu próprio ambiente de trabalho.
Muitas vezes pode resultar em queda de rendimento de um colaborador, por exemplo, como também criar um ambiente sem imparcialidade onde a equipe pode dividir-se de acordo com a afinidade.
Esse é um aspecto negativo de um conflito dentro de determinado setor, por exemplo, mas são inúmeras as formas que pode resultar um conflito organizacional dentro de determinada empresa ou até entre unidades de uma mesma empresa.
Já os efeitos positivos também são arrebatadores e levam a acreditar o quanto um conflito organizacional pode ser benéfico para uma organização.
Os efeitos positivos são importantes até para manter uma organização funcionando a todo vapor, o que o torna indispensável.
Há fatores como a discussão que oferece a oportunidade de expor ideias e opiniões sobre determinado assunto e muitas vezes isso é construtivo e alavanca formação de novos conceitos para a equipe de forma positiva e construtiva, claro quando não é nocivo para a equipe como um todo.
Já as competições entre os colaboradores os levam a querer alcançar resultados superiores ao do outro, elevando o desempenho de toda a equipe. Todo funcionário se sente prontamente motivado ao ver uma equipe motivada e procurando alcançar o objetivo, isso faz com que ele não queira ficar para trás, obtendo resultados inferiores, isso destina a uma competição altamente saudável para a organização, porém pode ser temporária e deve ser sempre abastecida.
A maioria dos conflitos surge de dentro para fora da organização, o que nem sempre deve ser visto de forma positiva, pois leva a perda da confiança, da honestidade e união entre os envolvidos e logo acarreta em queda do rendimento profissional e até da qualidade das atividades executadas.
Não se pode desconsiderar que as pessoas têm percepções diferentes em relação aos conflitos que acontecem dentro de uma organização e isso deve ser trabalhado de forma contínua.
A administração de conflitos torna-se então indispensável, sendo assim caracteriza-se conflitos construtivos aqueles que de alguma forma eleva o conhecimento de si mesmo, levando os envolvidos a resolverem um problema que foi aberto e tende a ser solucionado e nesse contexto é possível analisar novas competências que antes não estavam claras, traçar novos perfis profissionais dentro da própria equipe, aumenta o interesse dos envolvidos em relação ao assunto desenvolvendo suas capacidades de tomada de decisão, por exemplo. 
Já os efeitos destrutivos de um conflito são caracterizados por desavenças intensas e profundas que levam a ruptura de relacionamentos interpessoais, afetam o desenvolvimento de uma equipe e atrapalha o rendimento individual, traz enfoque nas posições hierárquicas, por exemplo, e minimiza considerável e gradativamente o funcionamento da equipe, muitas vezes levado para fora da organização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?