Psicologia aplicada na Administração

A C.A. Consultoria Empresarial em constante busca do conhecimento avançado, oferece os serviços de psicologia aplicada na Administração. 

Com base nos conceitos mais avançados a consultoria esbarra no maior problema identificado atualmente nas empresas, ou seja, o “capital humano”.

Abaixo vocês irão encontrar um conceito base para todo o trabalho que envolve a aplicação psicológica no setor empresarial.


A PSICOLOGIA APLICADA NA ADMINISTRAÇÃO – (1ª parte)

A psicologia, etimologicamente, seria a “a ciência da alma”; o termo provém de duas raízes gregas: psike= alma e logos= descrição ou ciência. A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais com o objetivo de entender por que as pessoas pensam, sentem e agem da maneira que o fazem.
A Psicologia concentra-se nos fenômenos relacionados com o funcionamento de indivíduos e grupos.
Na organização, a ação da Psicologia estende-se a várias áreas, atuando com indivíduos e/ou grupos, com vários objetivos. Emprega extensamente a metodologia científica, partindo da observação em profundidade dos fenômenos e valendo-se de uma série de instrumentos e técnicas.
Qualquer que seja a linha de pensamento teórico utilizada, o psicólogo considera fatores estruturais e socioculturais que afetam o indivíduo e a Organização, na escolha da forma de abordagem e avaliação das possibilidades do trabalho. Por exemplo: os requisitos de comportamento de um executivo diferem substancialmente dos de um operário de linha de montagem, um motorista ou uma telefonista.
A Psicologia, enquanto ciência do comportamento, é um instrumento à disposição do Administrador como apoio nessa busca de contínuo aumento da eficiência dos processos e da melhoria da Qualidade de Vida.

 

“Não deixem de acompanhar e obter as informações por completo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir Chat
Precisa de ajuda?